CIDADES DO ESPÍRITO SANTO EM ORDEM ALFABÉTICA: Anchieta

.

.

Anchieta

Por volta do ano 1000, os índios tapuias que habitavam o sul do Espírito Santo foram expulsos para o interior do continente devido à chegada de povos tupis procedentes da Amazônia. No século XVI, quando chegaram os primeiros europeus à região, esta era ocupada pela tribo tupi dos temiminós7 . A cidade de Anchieta tem sua origem ligada à aldeia jesuítica de Iriritiba, também chamada Reritiba, termo de origem tupi que significa "muitas ostras"8 , "ajuntamento de ostras", pela junção dos termos reri (ostra) e tyba (ajuntamento)9 . A aldeia foi fundada pelo padre José de Anchieta em 1561, como local de catequese dos índios. O padre transferiu-se definitivamente para Reritiba em 1587, onde veio a falecer em 9 de junho de 1597. Nesse período, produziu grande parte de sua obra literária e dramática.
Com a expulsão da Companhia de Jesus das terras portuguesas em 1759, a aldeia de Reritiba recebeu o foro de vila com o nome de Vila Nova de Benevente. Logo após a partida dos jesuítas, a vila passou por um período de decadência devido à desocupação da região pela maioria dos nativos. Em 12 de agosto de 1887, a vila foi elevada à condição de cidade, recebendo um novo nome: Anchieta, em homenagem ao famoso santo jesuíta que ali viveu e morreu no século XVI10 .
A vila tomou novamente impulso em sua economia a partir da chegada, pelo porto de Benevente, de milhares de colonos italianos entre os anos de 1874 e 1895. Da vila, surgiram, também, as atuais cidades de Alfredo Chaves, Piúma e Iconha.

Geografia

Localiza-se junto à foz do rio Benevente11 , a uma latitude 20º48'21" sul e a uma longitude 40º38'44" oeste, estando a uma altitude de dois metros. Sua população estimada em 2004 era de 21 352 habitantes. Anchieta é dividida administrativamente em três distritos: Alto Pongal, Anchieta, Jabaquara.

Economia

Uma parte da economia de Anchieta está baseada na agricultura familiar. Entre as principais culturas destacam-se a banana, a mandioca, o milho, o arroz, o café e o feijão. A banana aparece juntamente com o café nas regiões montanhosas do município e nas encostas dos planaltos. O feijão, o arroz e o milho são cultivados nas áreas de baixada, sendo o arroz do tipo irrigado.
A pecuária também é forte no município sendo que 68% da produção são de leite e 32% de corte. O segundo maior rebanho do município é o suíno seguido por outros menores como o equinos, caprinos, ovinos. A pesca também ajuda a movimentar a economia da cidade. Essa atividade é realizada no litoral do município ou em alto-mar, na região de Abrolhos.
A maior receita do município vem das empresas situadas na região. A Samarco Mineração S.A. é responsável pelo maior repasse, que, de forma direta, é proveniente do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. De forma indireta, está a arrecadação através das empresas terceirizadas, por meio do Imposto sobre o Serviço de Qualquer Natureza.
O município está passando por um grande desenvolvimento com a implantação de um polo siderúrgico na região. A Usina de Tratamento de Gás já foi inaugurada e está em pleno funcionamento. Novos empreendimentos estão previstos para o município, como a 4ª Usina de Pelotização da Samarco Mineração, a Companhia Siderúrgica de Ubue o porto da Petrobras.

Turismo



Vista do Balneário de Ubu.
Anchieta é uma cidade histórica e tranquila, ideal para quem busca sossego e relaxamento do dia a dia. A prefeitura costuma organizar shows gratuitos de artistas nacionais durante o verão. Em outubro, a cidade organiza o Festival de Frutos do Mar. Turistas podem visitar o Santuário de Anchieta, onde o Padre José de Anchieta viveu grande parte de sua vida. A cidade é ponto de chegada de turistas religiosos que fazem peregrinação a partir de Vitória.
No verão, o grande atrativo da cidade é o carnaval, considerado um dos maiores do Espírito Santo. Existem duas formas de aproveitar o carnaval anchietense, uma é associar-se a um dos blocos carnavalescos que desfilam na Sede, outra é ir para a praia dos castelhanos (considerada uma das melhores praias do Brasil). Os blocos são os maiores atrativos do carnaval da cidade, e os principais blocos são o Bloco do Brahmeiro, Bloco Burrinha da Pinga e Bloco do Jaraguá, que desfilam na sede.[carece de fontes]